sexta-feira, 13 de agosto de 2010

' Que Deus é o meu Deus? '







 ' A espiritualidade religiosa tem a ver com Deus, está claro. Religião, de um modo ou outro, tem a ver com Deus. Ninguém pensa em religião sem pensar em Deus.
 O problema, o desafio, é saber de que Deus se trata? Dependendo de que Deus, minha espiritualidade será uma ou outra.

  Quer dizer que é possível ter Deus ou deuses diferentes? É possível, sim! E esse é o problema-raiz de nossa espiritualidade, de nossa religião, de nossa fé.
  Vocês nunca pensaram que talvez o Deus em que acreditam não é bem o Deus de Jesus? Pode ser um Deus meio fora do Evangelho; pode até ser um ídolo...!
   Se meu Deus é o deus do medo, não é o Deus de Jesus.
  Se meu Deus é o Deus distante, nas nuvens, longe da vida humana e da humana história, não é o Deus de Jesus.
  Se meu Deus é um Deus 'meu' (meu, para mim só, privado, sem compromisso social) não é o Deus de Jesus.
  Se meu Deus é Deus somente para os católicos, para os cristãos, e não é o Deus de todos os humanos e de todos os povos, não é o Deus de Jesus.
  Para viver a verdadeira espiritualidade cristã devemos, ante tudo, acreditar no Deus que Jesus mostrou com a sua vida, com a sua palavra, com a sua morte, com a sua Ressurreição. Acreditar n'Ele e viver pelo seu Espírito.
  Jesus é o rosto de Deus humanamente acessível. Seu jeito é o jeito de Deus. O que Deus quer é aquilo que Jesus quis e pelo que Ele lutou e morreu. 'Quem me vê, vê o meu Pai' (Jo 14, 9). Por Jesus sabemos quem, como é Deus!
 O Deus daqueles que vão à missa e batizam os filhos... mas abusam dos operários ou das empregadas ou não se comprometem com a mudança da sociedade, é o Deus de Jesus?
 Quando vocês não metem Deus no namoro, no trabalho, na festa, na política..., em que Deus estão acreditando?
   
   Deus é Deus sempre e em tudo ou não é Deus, minha gente!'



(D. Pedro Casaldáliga)

Um comentário:

  1. sempre vejo, nem sempre posto!
    Gosto quando tu traz alguma coisa dita por outros... na correraia do dia a dia não temos tempo de ler leituras adicionais. Mas como entro no blog e vejo que ta atualizado dae fazemos aquela pequena reflexão como agora...
    comentário rápidinho, aula começando... mas desejando tudo de bom pelo niver...
    tens ki postar alguma coisa aki, com uma imagem de bolo, ou um retro de fotos... uma mensagem, tipico de 15 anos o ki axas???
    oapskoaopsk
    bjus

    ResponderExcluir