terça-feira, 31 de agosto de 2010

' Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência'


Esse é um ano muito especial, pois estamos comemorando 25 anos desde o primeiro Dia Nacional da Juventude (DNJ). É tempo de festa e de alegria, tempo de celebrar a vida e a beleza da juventude, mas também tempo de avaliar a caminhada ao longo desses anos. O DNJ, junto com a Semana da Cidadania e a Semana do Estudante fazem parte das chamadas atividades permanentes da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB).
         Com as comemorações do jubileu e o apoio do setor diocesano da juventude, na Diocese de Pelotas nos preparamos para o XVIII Festival de Música e Arte da Juventude. Este faz parte da história da Diocese, e também dos tantos DNJs que foram celebrados ao longo desses 18 festivais. O Dia Nacional da Juventude, sempre traz a tona em seus temas e lemas, assuntos que dizem respeito à vida da juventude, suas dificuldades, seus sonhos, suas lutas. E o mais importante, vem alertar toda a sociedade para esse debate.
         Este ano, não será diferente, “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”. É ano de mais uma vez glorificar a Deus pela vida de tantos jovens e tantas jovens, mas também buscar o debate acerca da violência quem vem tomando a cada dia a vida da juventude. A cada dia estes fatos estão mais presentes no nosso dia-a-dia, e é hora de darmos o nosso ‘chega’, hora de olharmos atentamente ajuventude que, em seus ‘gritos’ diários, pede socorro.

Por isso gurizada, não fiquem de fora dessa! Participem do18º Festival de musica e arte da Juventude, e valorize esse lindo espaço que é nosso, para celebrarmos a vida e compartilharmos de nossos sonhos, medos, e utopias..., através da arte. Junte seu grupo e faça uma música, uma peça de teatro, uma poesia, ou Foto Imagem. Convide @s amig@s, @s colegas, enfim, todas as juventudes e venha celebrar com a gente!
Agenda ai: dia 12 de setembro, a partir das 8h30 da manha, no ginásio do IF-Sul (CEFET) teremos um dia muito especial como diz o lema: com muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.
         Estaremos esperando por você, nessa grande dia!


MAIS INFORMAÇÕES: www.pjdiocesedepelotas.blogspot.com


                        
   * Texto retirado do blog da PJ da Diocese de Pelotas.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

' Que Deus é o meu Deus? '







 ' A espiritualidade religiosa tem a ver com Deus, está claro. Religião, de um modo ou outro, tem a ver com Deus. Ninguém pensa em religião sem pensar em Deus.
 O problema, o desafio, é saber de que Deus se trata? Dependendo de que Deus, minha espiritualidade será uma ou outra.

  Quer dizer que é possível ter Deus ou deuses diferentes? É possível, sim! E esse é o problema-raiz de nossa espiritualidade, de nossa religião, de nossa fé.
  Vocês nunca pensaram que talvez o Deus em que acreditam não é bem o Deus de Jesus? Pode ser um Deus meio fora do Evangelho; pode até ser um ídolo...!
   Se meu Deus é o deus do medo, não é o Deus de Jesus.
  Se meu Deus é o Deus distante, nas nuvens, longe da vida humana e da humana história, não é o Deus de Jesus.
  Se meu Deus é um Deus 'meu' (meu, para mim só, privado, sem compromisso social) não é o Deus de Jesus.
  Se meu Deus é Deus somente para os católicos, para os cristãos, e não é o Deus de todos os humanos e de todos os povos, não é o Deus de Jesus.
  Para viver a verdadeira espiritualidade cristã devemos, ante tudo, acreditar no Deus que Jesus mostrou com a sua vida, com a sua palavra, com a sua morte, com a sua Ressurreição. Acreditar n'Ele e viver pelo seu Espírito.
  Jesus é o rosto de Deus humanamente acessível. Seu jeito é o jeito de Deus. O que Deus quer é aquilo que Jesus quis e pelo que Ele lutou e morreu. 'Quem me vê, vê o meu Pai' (Jo 14, 9). Por Jesus sabemos quem, como é Deus!
 O Deus daqueles que vão à missa e batizam os filhos... mas abusam dos operários ou das empregadas ou não se comprometem com a mudança da sociedade, é o Deus de Jesus?
 Quando vocês não metem Deus no namoro, no trabalho, na festa, na política..., em que Deus estão acreditando?
   
   Deus é Deus sempre e em tudo ou não é Deus, minha gente!'



(D. Pedro Casaldáliga)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nosso ano!



Partilhando a todos então que desde ontem, dia 12 de agosto (Dia Internacional da Juventude), estamos no Ano  Internacional da Juventude.

"A partir de 12 de agosto de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano Internacional da Juventude, buscando impulsionar a participação plena e efetiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade.
Essa decisão foi tomada pela Assembléia Geral da ONU em uma resolução que convoca governos, instituições, comunidades e indivíduos de todo o mundo para respaldar as atividades que serão desenvolvidas em nível local e internacional neste sentido. O tema do Ano Internacional da Juventude será ‘Diálogo e entendimento mútuo’ com a finalidade de promover a prática desses conceitos, os ideais de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade. "

Partilha para que esse ano seja lembrado, e que a juventude se faça presente em seus diferentes espaços. Faça valer sua voz, sua força, seu jeito todo especial de viver. 


" Pois a juventude que sabe guardar,
Do amor e da vida não vai descuidar."



PORQUE NOS SOMOS JOVENS, PORQUE SONHAMOS, E ACREDITAMOS EM UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Final de tarde

De lugares diferentes
Diante de tantas folhas escritas
Na companhia de um mate amargo
Com doces lembranças de vidas bonitas

Correndo contra o tempo
Neste enorme mundo injusto
Carregando consigo os sonhos
De floridos encontros

Douglas Santos e Luana Corrêa

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Plebiscito Popular

   Mais uma partilha, dessas que vale a pena a gente saber. Está acontecendo uma Campanha Nacional Pelo Limite de Terra, de onde surge o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra, que vai acontecer no próximo mês de setembro de 1 a 7.




" Em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar. "

Mais informações no site: http://www.limitedaterra.org.br/