sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Economia e Vida


Nessa quarta-feira, iniciou um tempo importante para Igreja Católica, o tempo de Quaresma; e junto o lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, que traz o tema: Economia e Vida; e o lema: 'Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro'.
Estou lendo o texto que baseia a campanha, e achei que deveria compartilhar a minha inquietude, e a minha vontade de que essa campanha seja vivida verdadeiramente.
É o momento, ou passamos por ele, mas o fato é que o sistema econômico vigente chega ao seu limite, chega a um período que não pode mais se sustentar.
Ainda esses dias ouvia uma frase que pra mim pareceu bem adequada: 'O capitalismo dá o tiro no seu próprio pé', e é verdade. Uma economia centrada somente no lucro, que não leva em consideração a pessoa humana, a natureza de onde tudo brota, a vida, e que explora constantemente os recursos na inocência de que são ilimitados,logo ali chegaria ao seu limite.
Muitos são os dados revoltantes!
Um deles: os governos investiram 18 trilhões de dólares para socorrer bancos e empresas durante a crise econômica, enquanto em 49 anos a ajuda aos países em desenvolvimento foi de 2 trilhões. E enquanto isso, o número de pessoas que passam FOME no mundo, atingiu 1 bilhão.

Por isso, BASTA!
Lutemos por uma economia justa, solidária, onde a vida esteja no centro das relações!
Que não tenhamos medo, de dizer com toda a força, SIM a toda a iniciativa que vise a construção de um outro mundo possível, e
NÃO a toda forma de opressão, de morte, de exploração.


E às comunidades fica o apelo (...)

"Como podem ser testemunhas do Evangelho de Jesus comunidades formadas por pessoas que desistiram de lutar para que o amor e a solidariedade fermentem e transformem as relações econômicas que geram injustiça?"





Lu Corrêa

2 comentários: